domingo, outubro 30, 2005

lucidez

todos os dias acorda e sente aquilo. tem a sensação que será sempre assim.

deseja ser diferente. todos os dias pensa em como consegui-lo. quer abandonar tudo mas quando o tenta perde sempre o confronto com a impossibilidade da diferença. os dias, os meses, os anos passam e permanece inalterável, na mesma doentia obcessão. é um nada, um fraco, um anormal, freak! observa analiticamente os outros, até à exaustão. vê-os mergulhados numa felicidade fácil e insustentada pela autenticidade. não é feliz, mas também não finge. quer morrer. escreve cartas de despedida arrojadas, de uma eloquência exagerada, que se amontoam pela casa. queria a coragem que não tem! esgota-se pensando como seria o seu último dia, se...perde-se nas suas divagações. sonha sem sentidos, caído no chão.
não sabe quantos dias(?) esteve assim.
vagueia pelas ruas da cidade. o cabelo está comprido oleoso, a barba cresceu-lhe ao acaso,as olheiras vincadas, a roupa amarrotada e suja.as pessoas afastam-se dele. o seu aspecto, o seu cheiro, é insuportável, dá-lhes asco.
grita, chora o seu desespero. admite que perdeu mais uma vez e por uma vez sente-se cheio do seu vazio.
vê o sol através da grade, de uma janela de vidro grosso e escurecido pela falta de lavagem. o erro. nunca considerou o erro de si como hipótese. a consciência e a insconsciência balançam, num perfeito desiquilíbrio. tenta abstrair-se. concentra-se no branco deste tecto, que é diferente. quer adormecer e deixar-se ir. mas sabe que amanhã voltará a sentir. aquilo. será sempre assim. este lugar é apenas mais um. uma conspiração. será...

1 comentário:

catavento disse...

o que expresso por palvras dificilmente será coincidente com a ideia por detrás dessa expressão, e mais dificilmente irá de encontro a ela pois sempre que lemos qualquer coisa é sempre uma leitura interpretativa. pretendo apenas dizer que não falava de pessoas ignoradas pela sociedade, nem pessoas com problemas mentais. referia-me apenas à impossibilidade do encontro de si em si e a impossibilidade da diferença.